Durante a realização da 3ª Feira do Polo Naval ocorrerá simultaneamente mais uma edição da Conferência Internacional em Tecnologias Naval e Offshore - NAVTEC: Produtividade, Competitividade e Novas Fronteiras, promovido pela Universidade Federal do Rio Grande. A conferência que vem ganhando destaque como uma das principais atividades durante a feira para o mercado e universo acadêmico contará com três eventos de porte internacional em sua programação.

A NAVTEC acontece no Centro Integrado de Estudos e Desenvolvimento Costeiro da Furg, mesmo local e datas da Feira do Polo Naval. As palestras internacionais irão abordar temas diversos sobre a indústria oceânica. A primeira, em 12 de março, irá discutir a competição global em construção naval para a exploração de petróleo com a palestra “Global Competition in Shipbuilding for Oil Exploration”. No dia 13 será a vez do Instituto Francês de Pesquisa para a Exploração do Mar mostrar suas contribuições para a indústria Offshore na palestra “IFREMER – French Research Institute for Exploitation of the Sea: Contributions to the Offshore Industry”. A última das palestras internacionais será “Norwegian Centre of Expertise – Maritime: History and mechanisms of cooperation” do Centro de Expertise Norueguesa que irá falar sobre os mecanismos de cooperação no mar.

A Feira do Polo Naval ocorre de 11 a 14 de março de 2014 no Cidec-Sul, Campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande. Proposta pela Bolsa Continental de Mercadorias e organizada pela Estima Mercados juntamente com a FURG tem o patrocínio máster da Petrobras e patrocínio platina do BNDES.

(Fonte: Assessoria de Imprensa - Feira do Polo Naval RS)